A inauguração do projeto Imagem sem Fronteiras, realizada na última sexta-feira (27), levou para Taguatinga a presença ilustre do fotojornalista baiano Gervásio Baptista. O lançamento reuniu na Galeria Olho de Águia fotógrafos, jornalistas, estudantes, público e comunidade interessada pela reportagem fotográfica desse mestre que registrou momentos marcantes da história política do país e do mundo.
Fotos: Ivaldo Cavalcante |
Através dos painéis e das projeções fotográficas escolhidas pela curadoria, Gervásio Baptista compartilhou com o público as vivências, as aventuras e os desafios de quase sete décadas como fotojornalista. "Minha vida foi na Bahia, no Rio, em Brasília e no mundo", ressalta o fotógrafo. São imagens que registraram guerras, grandes momentos do esporte e revoluções e personalidades políticas nacionais e internacionais.
Entre os causos relembrados por Gervásio, estão as coberturas que realizou na Guerra do Vietnã, nos mandatos presidenciais desde a década de 50 e na Revolução Cubana, onde conheceu a figura de Che Guevara e de Fidel Castro. Grande parte dessas experiências são da época em que fotografava para a extinta Revista Manchete. Atualmente, aos 87 anos, Gervásio Baptista continua clicando como fotógrafo da EBC e do Supremo Tribunal Federal.
A exposição permanece aberta ao público até o dia 12 de maio, de segunda à sábado, das 10h às 18h. A Galeria Olho de Águia fica na Praça da CNF, em Taguatinga Norte. A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário